By 15 de outubro

A safra de soja do Brasil 2024/25 foi estimada em 166,0 milhões de toneladas, projetando um crescimento de 12,7% frente à safra anterior marcada por uma quebra em função do clima adverso.

A expectativa é de aumento de 2,8% na área plantada, para 47,3 milhões de hectares, principalmente em áreas de pastagem degradadas e na troca do cultivo do milho devido à maior rentabilidade atual da soja.

O plantio da soja no Brasil está atrasado neste ano, com os produtores à espera do início das chuvas, sobretudo nos Estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso. Por ora, os trabalhos estão mais adiantados no Paraná.

Já para o milho, a estatal estimou a produção total do Brasil em 119,73 milhões de toneladas, crescimento de 3,5% frente ao ciclo anterior, também desfavorecido pelo clima.

A área plantada somando as três safras, foi prevista em 21 milhões de hectares, estável frente à temporada passada.

Para a safra total de grãos e oleaginosas do Brasil, a previsão é de 322,47 milhões de toneladas, volume 8,3% maior que o de 2023/24, “estabelecendo um novo recorde na série histórica caso o resultado se confirme ao final do ano agrícola”.

 

Fonte: Money Times